Regras Ortográficas
Como sabemos, os textos que as pessoas redigem precisam estar com o português correto, ou seja, trata-se do uso de uma “linguagem padrão” da língua portuguesa, de acordo com normas impostas pela Gramática.
É claro que escrevemos diferente do que falamos. Mas para escrevermos corretamente, é preciso seguir algumas regrinhas. Para isso, temos que ficar atentos às alterações que possam ocorrer na Gramática. Para tanto, é necessário saber sobre as novas regras ortográficas. Mas o que é isso? É o que veremos abaixo e, inclusive, faremos um resumo das novas regras ortográficas.
Reforma ortográfica
Embora algumas pessoas não saibam, desde 2009 houve uma grande alteração na ortografia da língua portuguesa. Por acordos internacionais com países que também falam o idioma, como Portugal, por exemplo, passaram a vigorar novas regras ortográficas.
E, em vista dessa reforma da ortografia, algumas mudanças foram expressivas. O acordo ortográfico passou a vigorar há não muito tempo. Assim, fique por dentro das novas regras ortográficas para não errar.
Novo acordo ortográfico
O novo acordo ortográfico já começou alterando o alfabeto. Antes, eram consideradas apenas 23 letras do alfabeto. Agora, são 26 letras, considerando as letras K, W e Y.
Outra alteração importante das novas regras ortográficas foi o desuso do trema. O trema só será usado em palavras cuja origem for estrangeira, por exemplo, como Müeller (sobrenome). Já palavras como “cinquenta” não usam mais trema.
Algumas palavras com ditongos chamados de abertos, quando em paroxítonas, não recebem mais acentos, como assembleia, colmeia, heroico, boia etc. Mais uma novidade são palavras que terminam em ee e oo, que não levam mais acentos, como enjoo, voo, leem, veem.
Lembra de palavras cujo significado só se diferenciava por causa do acento, como para e pára? Não recebem mais acentos com a nova reforma ortográfica. Assim, pelo, para, dentre outras, não recebem mais acento, independentemente do seu significado.
Palavras que levavam hifens e terminavam com r ou s, são escritas sem hífen. Exemplo disso são “auto-retrato”, que agora se escreve como “autorretrato”, ultra-sonografia (agora “ultrassonografia”), dentre outras várias. Em palavras que terminam e começam com a letra r, o hífen permanece, como em “inter-regional”.
Sabe o “microondas”? Era assim que se escrevia antes. Agora escreve-se micro-ondas, com hífen. O mesmo para anti-inflamatório, o qual ganhou um hífen. Isso acontece com palavras que terminam e após o hífen começam com a mesma vogal.
Ficou por dentro do resumo das novas regras ortográficas? Caso tenha alguma dúvida, a dica é apostar em blogs e sites que tratem do tema, ou, ainda, procurar a palavra no dicionário ou até mesmo no Word, cujas versões mais atuais já contemplam a nova reforma ortográfica.
Não deixe de escrever corretamente, especialmente se você trabalha com escrita, se vai prestar um vestibular ou alguma prova. A ortografia correta é extremamente importante e vale muitos pontos em testes que avaliam a língua portuguesa, como avaliações objetivas ou redações, por exemplo. Fique por dentro do acordo ortográfico e não erre!
A equipe de redação do Novas Regras é composta por especialistas em Finanças e Direitos, trazemos as informações atualizadas sobre mudanças de regras em diversos setores, para você se manter atualizado.
Comentários
Confesso , me surpreendi com as mudanças ,ficaram bem mais leve a escrita agora somente afiar a mente com as palavras que receberam o hífen e ler um pouco mais acredito sem dúvida alguma esse habito contribui demais para quem amar escrever e assim
se comunicar de forma correta
Símbolo separador das classes dos números e da parte inteira da decimal dos números.