Programa leve leite: novas regras
O programa leve leite do município de São Paulo entrará em vigor nesse ano com novas regras. A prefeitura vai cortar benefício do leve leite de quase 500 mil crianças e adolescentes. Isso porque antes adolescentes de até 14 anos de idade tinham direito ao benefício.
Nas novas regras do leve leite apenas crianças de zero a seis anos de idade vão ser atendidas pelo programa da prefeitura. Além disso, a prefeitura vai diminuir a quantidade de leite oferecida pelo Leve Leite.
A prefeitura pretende ter 55% de economia com essa conduta. Tudo foi pensado pelo Prefeito atual, João Dória. A Secretaria de Educação de SP diz que mudou as regras do leve leite porque quantidades suficientes diárias de leite são disponibilizadas pelas prefeituras nas escolas. Como grande parte de crianças e adolescentes já teriam refeições na escola, o leite do leve leite nas novas regras seria suficiente para que essas pessoas se alimentem nos finais de semana.
Para as pessoas com renda ainda mais baixa, as mudanças nas regras do leve leite, agora apenas para crianças pequenas tem por objetivo aumentar a suplementação de cálcio das crianças.
Mas, segundo especialistas, o leite é necessário para o desenvolvimento de crianças e adolescentes de diversas faixas etárias. A retirada do leite pelo governo pode prejudicar o desenvolvimento da alimentação de crianças de 7 a 14 anos de idade. Para médicos, a formação dos ossos se dá até os 14 anos de idade. Assim, crianças pobres que não consomem leite podem ter maior chance de ter osteoporose quando forem adultos, sem contar outros tipos de doenças relacionadas à nutrição precária.
Quem recebe leve leite novas regras
Nas novas regras do programa leve leite, receberão leite crianças de 0 a 6 anos de idade. Podem receber e têm direito ao leve leite famílias com renda familiar de até R$ 2800 reais por mês. Crianças devem estar matriculadas nas escolas públicas para receber leve leite.
Cada criança de 0 a 6 anos vai receber 1,2 kg de leite em pó por mês. Já bebês de até 1 ano, serão dados 1,2 kg de leite. Finalmente, para crianças em situação de pobreza extrema, o governo vai dar 2 kg de leite em pó por mês.
O programa leve leite custou mais de 300 milhões de reais nos últimos anos. Com as novas regras do leve leite o governo pretende economizar R$ 150 milhões de reais.
Como se inscrever leve leite
Para se inscrever no leve leite, deve-se entrar em contato com o CRAS de SP ou ir à Secretaria de Assistência Social do município. Lá deverão ser passados dados pessoais, bem como comprovantes de renda e documentação das pessoas beneficiadas pelo leve leite.
Depois, o governo entregará a cada família, a depender da situação financeira e idade das crianças, a quantidade de leite em pó que mencionamos.
A equipe de redação do Novas Regras é composta por especialistas em Finanças e Direitos, trazemos as informações atualizadas sobre mudanças de regras em diversos setores, para você se manter atualizado.
Comentários
Então bom dia … Aki em Osasco existe uma coisa grave ..estão cobrando taxa para o leve leite sobre papel de xerox se não pagar não se escreve no leve leite … Preciso de ajuda Aki em Osasco sobre esse tipo de situações que ocorre Aki .. quais plano que devo fazer… Sou Mário Mesquita e preciso de orientação sobre esse absurdo que estás se passando Aki.
Boa tarde meu filho entro na creche em fevereiro de 2020 só que não que nunca peguei o leite dele pois nunca estava na lista. Eu queria saber o que devo fazer sobre o leite
Oi Juliene, ligue no 156 relate seu problema que eles respondem por e-mail. Quando precisei entrei em contato, eles são uma previsão de resposta demorada, mas acesse sua caixa de e-mails pelo menos uma vez por semana, a resposta não leva muito tempo.
Gostaria de saber eu tenho um filho de sete anos e ele estuda na escola do estado ele tem direito receber o leite da prefeitura ou não . Minha filha tem quatro anos e recabe o benefício só ela que tem direito o benefício
é até 6 anos que recebe e ela precisa estar estudando em escola municipais.
as estaduais não entra no programa.
Boa tarde eu pegou o leve leite da minha filha e eu agradeço primeiramente a Deus por pegar esse leite pois eu não tenho nenhuma renda do benefício de nenhum governo e esse Leite já é uma ajuda muito boa para minha casa
Tem calendário pra 2024 para a entrega fos leites sou da zona sul de são Paulo região do Sacomã
Tenho 2 meninos um com 6 e um com 4. Os 2 estudando e tentei fazer o cadastro na escola ano passado mais não consegui. Tenho cadastro único. É revoltante. Várias pessoas vendendo e quem precisa não consegue.
Meu filho estuda na escola publica e eu queria sabe quando que começa esse ano de 2024 a entrega os leites ??
Eu tenho dois filhos um especial ele pegava o leita mais agora não pega mais um absurdo meu filho não toma mais leite muito triste 😭😭
Boa tarde minha filha estuda a três ano na creche os dados dela está sempre atualizado era pra mim pega a primeira remessa dela e a escola mim ligou falando que já tinha sido entregue dia 20/04/2024 só que falaram que já foi entregue mais eu não recebi então oq eu faço alguém deve ter pegado
GOSTARIA DE SABER ONDE SE ENCONTRA OS LEITE DA MINHA NETA QUE EU SOU A RESPONSAVÉL SÃO MAIS DE 12 LITROS E JÁ ATUALIZADO O CADASTRO MAIS NINGUÉM ME DA NOTÍCIAS, POR FAVOR ESTAMOS PRECISANDO ALUGUEL SUBIU OS GASTOS TODOS E ISSO É UM DIREITO DELA, POR GENTILEZA AGUARDANDO UMA RESPOSTA PLAUSÍVEL, A MINHA NETA ESTÁ NA CRECHE AQUI NA ZONA LESTE. ESPERO QUE RESOLVAM VAI SER O ÚLTIMO ANO NA CRECHE DEPOIS VAI PARA A EMEI E NUNCA RECEBEU, POXA ESSE PROGRAMA DEIXOU MUITO A DESEJAR.