Novas regras hífen acordo ortográfico
Desde 2016 é obrigatório o uso das novas regras de gramática. Embora nada tenha mudado em muitas palavras, as alterações foram bem significativas, especialmente quanto ao uso do hífen.
Como usar hífen novas regras português
Segundo as novas regras de português, você deve usar hífen quando:
- Escrever palavras compostas, locuções verbais, justaposição. Exemplo: ano-luz; segunda-feira. Outras palavras como girassol, são escritas sem hífen.
- Em nomes próprios de lugares como Grã-Bretanha.
- Nomes botânicos, como erva-doce.
- Palavras que comecem com bem ou mal, como bem-estar, mal-amado.
Algumas palavras na reforma ortográfica perderam hífen e viraram uma só palavra. Exemplo: benfeito. De outro lado, outras levam hífen, como bem-nascido.
Outras palavras tidas como locução, como cão-de-guarda, agora passam a ser escritas como cão de guarda ou dia a dia (antes dia-a-dia).
Algumas palavras começando com “anti”, “contra”, dentre outras, levam hífen, como anti-inflamatório. Também levam hífen pelo novo acordo ortográfico palavras começadas com H na segunda palavra, como anti-higiênico.
Se a palavra começar com a mesma vogal, também há hífen para separação.
Muito importante também para o novo acordo de ortografia são as palavras começadas com “co”, como cooperação, que continuam sendo escritas da mesma forma. Palavras como “pan-americano” são escritas com hífen.
Se for usado hiper, super ou inter e a segunda parte da palavra começar com R, será usado hífen, como hiper-resistente. Também há uso do hífen em palavras começadas com ex, como em ex-Presidente; pós, como em pós-graduação; pré-carnaval, denter outras.
Novo acordo palavras em hífen
Já, de outro lado, não há hífen em palavras como: promover, ou aquelas cujo prefixo é finalizado por vogal, como R ou S, como minissaia.
Nos casos onde a palavra terminal em vogal e a segunda palavra começar com outra vogal tudo se une em uma só palavra, como em autoestrada.
Em palavras derivadas, que terminam em mirim ou açu, por exemplo, como capim-açu, há hífen. Em pronominais, como adorá-lo, segui-lo, dentre outros verbos, o hífen permanece.
Tirou todas suas dúvidas sobre novas regras acordo ortográfico? Não deixe de ficar atento a essas normas, pois agora elas são de uso obrigatório. Você deve estuda-las e compreende-las, especialmente se for fazer provas de concurso, ENEM, SISU, vestibulares ou testes seletivos.
Falar português corretamente e ficar de olho nessas mudanças é essencial para que você possa tirar uma boa nota em redação ou não passar vergonha na sua empresa, por exemplo.
Se tiver dúvidas, verifique no corretor do Word, caso o software esteja atualizado. Grande parte das palavras mais utilizadas já estão atualizadas no word. No Google, você também poderá encontrar alterações nesse sentido.
Mas o melhor mesmo é usar o dicionário e poder acessá-lo quando precisar, já que é comum surgirem dúvidas com relação a palavras, ainda mais aquelas que não temos o costume de usar com frequência (veja como não usamos mais o trema, que antes era presente)!
A equipe de redação do Novas Regras é composta por especialistas em Finanças e Direitos, trazemos as informações atualizadas sobre mudanças de regras em diversos setores, para você se manter atualizado.
Deixe seu comentário