Juros novas Regras
Como você já deve ter visto e ouvido por aí mudaram as regras dos juros, especialmente dos cartões de crédito. Saiba mais acompanhando o artigo.
Novos juros cartão de crédito
Como muitas pessoas contraíam dívidas impossíveis de pagar, houve mudanças nos juros do cartão de crédito. Com isso, o Banco Central possibilitou a queda dos juros no rotativo do cartão de crédito.
Os novos juros estão até 41% mais baratos do que antes e isso em pouco mais de 6 meses. Ao pagar a fatura integral do cartão de crédito, o cliente não paga juros, mas somente os encargos da contratação.
Já ao pagar o mínimo da fatura, esta entra no rotativo do cartão de crédito. Assim, antes eram cobrados juros de mais de 15% sobre cada compra feita. No final das contas, o valor era absurdo.
Para evitar dívidas imensas, o governo decidiu dar limite de 30 dias para pagamento mínimo do cartão. Depois disso, o banco é obrigado a parcelar a fatura.
Taxa juros banco
A taxa SELIC, que rege o novo sistema financeiro, caiu quase 5% em seis meses. Isso refletiu nas novas taxas e regras de juros aplicados pelos bancos. A SELIC baixou de 14% para 7%.
A taxa de juros alta do cartão de crédito caía drasticamente, já de outro lado, poupança e investimentos sofriam quedas.
Taxas de juros empréstimo
Melhor do que dever no cartão de crédito, que mesmo com novas regras ainda é alta, as pessoas podem optar por fazer empréstimo pessoal, que é mais barato. Assim, é melhor fazer empréstimo nos bancos, caso tenha o nome limpo, do que pagar empréstimo pessoal, havendo opções bem mais baratas, especialmente em empréstimos vindos de instituições financeiras contratadas pela internet.
Segundo especialistas, para fugir das taxas de juros e manter as contas em dia, o ideal é contratar empréstimo que não comprometa mais de 20% da renda. Mesmo com novas regras, os empréstimos acabam pegando até 70% da renda das pessoas, o que é muito.
Caso tenha surgido alguma dúvida sobre novas regras de empréstimos, pense em fazer pesquisas em diversos bancos. Há formas de empréstimos que são bem mais em conta, como aqueles em que você dá carro e casa em garantia e paga parcelas pequenas.
Desse modo, você pode pagar muito menos e quitar suas dívidas fazendo apenas outra mais barata. A diferença da taxa de juros nas novas regras vai depender também do perfil do cliente, já que muitas pessoas têm outras dívidas. Quanto mais dívidas você tiver, maior será a sua taxa de juros, infelizmente, pois o banco entende que você tem maior chance de não quitar com suas obrigações.
Faça um uso consciente do cartão. Tenha só um cartão e controle muito bem as parcelas. Infelizmente as pessoas se perdem porque vão parcelando compras e esquecem que a soma no final do mês pode ser assustadora. Usando cartão com saúde você só terá benefícios.
A equipe de redação do Novas Regras é composta por especialistas em Finanças e Direitos, trazemos as informações atualizadas sobre mudanças de regras em diversos setores, para você se manter atualizado.
Deixe seu comentário