Novas Regras Cartão de Crédito 2024

Cartão de Crédito Regras 2024

Muitas pessoas não sabem, mas as novas regras do cartão de crédito estão vigentes. Saiba mais.
informacoes-cartao-credito-regras

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Novas regras cartão de crédito 2024

Segundo especialistas, mais de 30% das pessoas não tem ideia de que as regras do cartão de crédito mudaram. Isso porque, consoante o PROCON, as operadoras de cartões não chegaram a avisar os clientes.

Agora não é mais possível que a fatura do cartão fique no rotativo por mais de 30 dias. Logo, se você pagar a fatura mínima do cartão, terá 30 dias para pagar o restante do saldo com juros. Assim, muitas pessoas estão sendo surpreendidas com parcelamentos na fatura.

Isso porque caso a pessoa não pague o valor, o importe devido deve ser obrigatoriamente parcelado pelo banco, muitas vezes sem o aceite do cliente. Um dos maiores problemas, aliás, é que as pessoas não conseguem compreender os valores existentes nas faturas de cartão de crédito, os juros pagos, dentre outras cobranças.

O que mudou cartão de crédito 2024

O que mudou no cartão de crédito 2024? Não é mais possível usar o cartão por 30 dias sem pagar o valor total. Quando vencer a segunda fatura, o cliente terá de quitá-la ou substituir a dívida.
mudancas-regras-cartao-credito

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.


Acontece que os juros de cartão de crédito são bem mais caros do que outros tipos de créditos, como o pessoal. Desse modo, os bancos são obrigados a oferecer linha de empréstimo com juros mais baixos. Por exemplo, o valor de juros de cartão chega a 12% a.m, enquanto uma pessoa pode conseguir empréstimo de 7% a.m, por exemplo.

Assim, compensa mais pedir empréstimo pessoal do que pagar o cartão aos poucos. Não é possível, assim, que o banco imponha o valor do parcelamento automaticamente, sem informações aos clientes, já que podem existir outras opções bem mais baratas para o cliente.

Os juros do cartão são altíssimos e quanto maior o parcelamento, mais juros. Logo, ao se fazer diversos parcelamentos, o consumidor deve se atentar para não fazer muitas dívidas e não ter condições de pagá-las.

Outra novidade é que o parcelamento da fatura retira o saldo do cartão de crédito. Isso é prejudicial para muita gente que usa cartão de crédito.
novas-regras-cartao-de-credito

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.


Desse modo, fique atento às novas regras do cartão de crédito e observe os seus gastos para não entrar em uma bola de neve. Para quem estava acostumado a pagar a fatura por partes durante o mês, deve saber que isso pode complicar a sua vida, já que o banco pode fazer parcelamento automático.

Caso você se sinta lesado, procure o Procon, o Ministério Público ou a Defensoria Pública para ter uma solução para o seu problema. Se preferir, fale com o advogado da sua confiança. Ele vai saber como proceder no seu caso e poderá lhe dar uma melhor solução, ao analisar a sua situação específica.

Lembre-se de que pagamentos à vista são mais saudáveis e podem ser melhores controlados por você.

Equipe Direitos

A equipe de redação do Novas Regras é composta por especialistas em Finanças e Direitos, trazemos as informações atualizadas sobre mudanças de regras em diversos setores, para você se manter atualizado.


Comentários

  • Boa tarde!
    Fiz um parcelamento do meu cartão de crédito e o banco está me cobrando encargo e IOF em valor maior que o parcelamento, e na mesma quantidade de parcelas. Está correto? Entrei em contato com o banco e informaram que é regra do banco central. Pesquisei a respeito e não localizei nada sobre o assunto.

    Responder

Deixe seu comentário