ENEM Novas Regras 2024
O Ministério da Educação e Cultura – MEC divulgou há pouco tempo uma portaria que impõe novas regras do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.
Essa nova regra ENEM trata de novas mudanças anunciadas no início do ano. Há pouco tempo, o ENEM não serve mais como certificado de conclusão do ensino médio. Também, com as novas regras ENEM os resultados da prova não serão mais divulgados pelas escolas.
Mas a maior alteração do ENEM é mesmo em relação aos certificados do ensino médio, que passam a ser realizados por nova prova, que é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja.
Antes, os alunos também podiam consultar resultado ENEM nas escolas e no site, agora apenas poderão consultar resultados ENEM pelo site. Não é possível mais ver os resultados de outras pessoas que prestaram o ENEM, por exemplo.
Os demais dados obtidos pelo ENEM só serão divulgados ao MEC e a eventuais pesquisadores da área de educação.
Até então o ENEM divulgava resultados por escolas, 6 meses depois da realização das provas. Agora o MEC não vai mais divulgar o resultado geral para evitar que os alunos façam rankings com notas.
O ENEM também vai deixar de verificar a qualidade do ensino prestado pelas escolas, o qual será avaliado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb.
Edital ENEM
Agora, com as novas regras ENEM, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, o edital do Enem será divulgado sempre no meio do ano. O Edital ENEM vai detalhar como funciona o processo de seleção, além de dizer qual é o valor da taxa de inscrição ENEM.
Haverá casos em que os candidatos, se preenchidos requisitos, terão isenção da taxa do ENEM.
Provas ENEM 2024
Segundo o MEC, o ENEM será feito em duas etapas diferentes, em dois domingos subsequentes. As inscrições ENEM, que como dissemos, abrem no início do segundo semestre do ano, serão feitas pela internet, no site do Exame. O resultado será divulgado no início do próximo ano.
ENEM, Sisu, Prouni
O ENEM é utilizado também para fazer o processo seletivo de vagas para cursos de graduação do ensino público de educação, pelo Sistema de Seleção Unificada – Sisu.
Mas não é só isso. É através do ENEM que é possível conseguir bolsas em universidades privadas cadastradas no Programa Universidade para Todos – ProUni e, ainda, para conseguir o financiamento no Fundo de Financiamento Estudantil – Fies.
Como a oferta de vagas no ensino superior não é suficiente em universidades públicas, o Prouni e o Fies visam suprir essa demanda. Por meio do ENEM, é possível ter bolsas de estudos de 50 a 100% em universidades privadas de qualidade.
Já pelo Fies, é possível financiar de 50 a 100% do valor das mensalidades de universidades particulares, com baixas taxas de juros, possibilitando que o aluno comece a pagar o valor apenas no final da graduação.
Saiba mais acessando o site oficial do ENEM: https://enem.inep.gov.br
A equipe de redação do Novas Regras é composta por especialistas em Finanças e Direitos, trazemos as informações atualizadas sobre mudanças de regras em diversos setores, para você se manter atualizado.
Deixe seu comentário