Novas Regras INSS 2024

INSS Novas Regras 2024

Se você quer saber quais são as principais mudanças das regras do INSS, fique ligado e saiba mais abaixo. São vários pontos importantes a serem alterados, o que acaba refletindo no tempo e em outros requisitos para pedir aposentadoria e outros auxílios.

inss-novas-regras

Novas regras do INSS 2024

As novas regras do INSS entraram em vigor há pouco tempo. Assim, muitas pessoas ainda estão confusas acerca das mudanças, pois isso reflete na tão sonhada aposentadoria. Algumas questões são a idade, o tempo mínimo e as regras de transição para quem já contribui ao INSS, dentre outros.

A alteração se deu por meio por meio de uma emenda à Constituição e, além da presidência da república, contou com a participação do Congresso Nacional. É muito importante estar consciente dessas novas regras.

Meu INSS

Primeiramente, é bom estar ciente de que enfrentar filas no INSS não é muito fácil. Há outras formas de ter informações sobre diversos assuntos relacionados à previdência pelo Portal Meu INSS. Lá é possível fazer vários pedidos e verificações da sua situação perante o órgão público.

Novas Regras para Aposentadoria 2024

A idade e o tempo de contribuição foram alterados. Agora, para mulheres, é preciso ter 62 anos de idade e 15 anos de contribuição. Já para homens, pelo menos 65 anos de idade e mais 20 anos contribuindo. O tempo para contribuir será de 15 anos para homens, apenas se eles estivessem vinculados ao INSS antes da emenda constitucional passar a vigorar.

Para servidores públicos celetistas, a regra exige 62 anos de idade para mulheres e 65 para os homens, sendo que todos devem ter atuado ao menos 10 anos, com 25 anos de contribuição para o INSS e ao menos 05 anos no cargo.

Para alguns tipos de profissionais, como é o caso dos professores, precisam contribuir 25 anos e ter ao menos 57 anos de idade para mulheres e 60 para homens, regra essa que é exclusiva a essa categoria.

novas-regras-inss

Reforma da Previdência

Outros profissionais, como policiais, sejam mulheres ou homens, podem se aposentar tendo 55 anos de idade, 30 contribuindo e 25 anos de exercício do cargo. Além dos policiais, isso se aplica a agentes penitenciários. Já para quem trabalha no campo, a contribuição é de 60 anos para homens e 55 para mulheres, todos devendo contribuir com o INSS por pelo menos 15 anos.

Aposentadoria 2024 o que mudou?

Para calcular a aposentadoria, é possível se aposentar com 60% dos requisitos cumpridos, desde que contribua desde 1994. Para cada ano, a pessoa acumulará mais 02 pontos no cálculo. Para receber o total do valor da aposentadoria é preciso ter ao menos 35 anos de contribuição sendo mulher e 40 para homens.

O teto da aposentadoria é de quase 6 mil reais por mês, podendo ser ultrapassado tal valor, desde que se tenha mais de 40 anos de contribuição, mas limitado o importe ao teto do INSS. A nova previdência social alterou a forma de calcular a aposentadoria, que se dá com considerar 80% do tempo computado até o momento.

Alteração Benefícios do INSS 2024

Outro benefício que mudou foi a pensão por morte. Agora o valor a ser pago será de 50% do valor da aposentadoria, com o pagamento de 10% a mais do valor por dependente que o falecido tiver inscrito no cadastro do INSS. Só terá 100% do valor quem tiver 05 dependentes ou mais ou para pessoas com doenças graves ou inválidas.

Esposas e maridos de policiais receberão 100% do valor, caso seu cônjuge tenha morrido em ação. Os benefícios também não poderão ser acumulados com a aposentadoria, por exemplo.

novas-regras-previdencia-social

https://novasregras.com/novas-regras-auxilio-doenca-2024

Regras de Transição Nova Previdência

As regras de transição são por sistema de pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade ou pelo fator previdenciário, que se refere a um pedágio de 50% sobre o tempo mínimo que faltava para que a pessoa realmente se aposentasse no tempo correto.

Outra opção é a transição usando tanto a idade mínima, como o pedágio de 100%, que têm regras diferenciadas para homens e mulheres, professores, policiais, dentre outras categoriais profissionais.

Novas Regras Empréstimo Consignado INSS 2024

As regras do INSS neste sentido foram alteradas. É possível ter um cartão consignado com quatro vezes mais valor agora, tanto para aposentados como para pensionistas. Agora, não é preciso aguardar até 90 dias para ter o consignado liberado.

Além disso, o governo permitiu um período de carência para o primeiro pagamento, que é descontado da folha do INSS. Após contratar o empréstimo, a pessoa apenas terá que pagar as parcelas após 90 dias. Isso dá um fôlego financeiro para quem estiver precisando de dinheiro.

É possível se programar ara paga. Lembra-se que os empréstimos do INSS têm taxas de juros muito menores do que as de bancos, justamente porque há o desconto antes de receber o pagamento, garantindo que a dívida será quitada.

Equipe Direitos

A equipe de redação do Novas Regras é composta por especialistas em Finanças e Direitos, trazemos as informações atualizadas sobre mudanças de regras em diversos setores, para você se manter atualizado.


Deixe seu comentário