Novas Regras Hífen 2024

Novas regras hífen acordo ortográfico

Desde 2016 é obrigatório o uso das novas regras de gramática. Embora nada tenha mudado em muitas palavras, as alterações foram bem significativas, especialmente quanto ao uso do hífen.
novas-regra-hifen

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Como usar hífen novas regras português

Segundo as novas regras de português, você deve usar hífen quando:

  • Escrever palavras compostas, locuções verbais, justaposição. Exemplo: ano-luz; segunda-feira. Outras palavras como girassol, são escritas sem hífen.
  • Em nomes próprios de lugares como Grã-Bretanha.
  • Nomes botânicos, como erva-doce.
  • Palavras que comecem com bem ou mal, como bem-estar, mal-amado.

Algumas palavras na reforma ortográfica perderam hífen e viraram uma só palavra. Exemplo: benfeito. De outro lado, outras levam hífen, como bem-nascido.

Outras palavras tidas como locução, como cão-de-guarda, agora passam a ser escritas como cão de guarda ou dia a dia (antes dia-a-dia).

Algumas palavras começando com “anti”, “contra”, dentre outras, levam hífen, como anti-inflamatório. Também levam hífen pelo novo acordo ortográfico palavras começadas com H na segunda palavra, como anti-higiênico.
novo-acordo-ortografico-regras-hifen

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.


Se a palavra começar com a mesma vogal, também há hífen para separação.

Muito importante também para o novo acordo de ortografia são as palavras começadas com “co”, como cooperação, que continuam sendo escritas da mesma forma. Palavras como “pan-americano” são escritas com hífen.

Se for usado hiper, super ou inter e a segunda parte da palavra começar com R, será usado hífen, como hiper-resistente. Também há uso do hífen em palavras começadas com ex, como em ex-Presidente; pós, como em pós-graduação; pré-carnaval, denter outras.

Novo acordo palavras em hífen

Já, de outro lado, não há hífen em palavras como: promover, ou aquelas cujo prefixo é finalizado por vogal, como R ou S, como minissaia.
novas-regra-hifen-acordo-ortografico

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.


Nos casos onde a palavra terminal em vogal e a segunda palavra começar com outra vogal tudo se une em uma só palavra, como em autoestrada.

Em palavras derivadas, que terminam em mirim ou açu, por exemplo, como capim-açu, há hífen. Em pronominais, como adorá-lo, segui-lo, dentre outros verbos, o hífen permanece.

Tirou todas suas dúvidas sobre novas regras acordo ortográfico? Não deixe de ficar atento a essas normas, pois agora elas são de uso obrigatório. Você deve estuda-las e compreende-las, especialmente se for fazer provas de concurso, ENEM, SISU, vestibulares ou testes seletivos.

Falar português corretamente e ficar de olho nessas mudanças é essencial para que você possa tirar uma boa nota em redação ou não passar vergonha na sua empresa, por exemplo.

Se tiver dúvidas, verifique no corretor do Word, caso o software esteja atualizado. Grande parte das palavras mais utilizadas já estão atualizadas no word. No Google, você também poderá encontrar alterações nesse sentido.

Mas o melhor mesmo é usar o dicionário e poder acessá-lo quando precisar, já que é comum surgirem dúvidas com relação a palavras, ainda mais aquelas que não temos o costume de usar com frequência (veja como não usamos mais o trema, que antes era presente)!

Equipe Direitos

A equipe de redação do Novas Regras é composta por especialistas em Finanças e Direitos, trazemos as informações atualizadas sobre mudanças de regras em diversos setores, para você se manter atualizado.


Deixe seu comentário